1 de janeiro de 2012

A princesa que enganou a morte e outros contos


Sinopse: A coleção Contos Mágicos resgata para o jovem contos tradicionais de antigas civilizações, desvendando o imaginário literário, ensinamentos e personagens próprios de diferentes povos e culturas. Em narrativas carregadas de magia, o leitor observa códigos de ética e de disciplina que espelham a memória e a diversidade do homem e do mundo. Os contos tradicionais revelam heranças culturais coletivas baseadas nas vivências humanas. De conteúdo mágico, revivem lendas, mitos e fábulas que desvendam nossos sentimentos mais profundos, sejam eles de amor, ciúme, rivalidade, rejeição, além do difícil enfrentamento com a dor e com a morte, verdadeiros ritos de passagem que nos transformam e amadurecem. Grandes emoções são experimentadas nestas histórias que representam simbólicamente o bem e o mal e expõem os dilemas humanos na sua forma mais essencial, levando o leitor a identificar seus próprios sentimentos e a encontrar significados que serão úteis na sua vida pessoal. Em A princesa que enganou a morte, seleção de narrativas indianas, verdadeiros contos de fada são recontados, transmitindo parte da riqueza cultural do Oriente. Contos de caráter épico, alegórico ou folclórico revelam – em meio às diferenças – fortes semelhanças com tramas e personagens que conhecemos no Ocidente. Eles foram e são berço de inspiração que muito nos ensinam sobre a natureza humana.

este livro meu irmao ganhou no colégio... e depois de ler fiquei me perguntando o pq as escolas entregam livros como este para os alunos...e tive a certeza de que é por isso que muuuitas pessoas não gostam de ler... pq algumas delas o unico incentivo para a leitura é na escola.. e ainda são "obrigados" a ler algo que não é nada motivante... muito pelo contrário, é algo desmotivante, que faz vc parar o livro na metade pois vc nao tem nem mais coragem de virar a página... Acho muito importante a leitura nas escolas.. como os classicos, Dom Casmurro, Primo Básilio, entre outros.. mas tambem acho que deveriam introduzir um unico livro ao ano que motive o aluno a leitura, fiquei pensando em opções para eles e acho que algumas leituras que são bem fáceis e tambem tem uma mensagem legal como "Anna e o Beijo Francês" que te incentiva a saber mais sobre outro país, outra lingua, e que mostra que os estudos podem ser divertidos com bons amigos... ou entao "Não sou este tipo de garota" que faz todos imaginarem na sua propria escola como é triste briguinhas e intrigas... o livro mostra que cada um tem uma versão, e que todos tem que ser respeitados acima de tudo... ou então até " Antes que eu vá" que mostra que devemos aproveitar sempre o nosso dia como se fosse o ultimo, e nunca, nunca passar por cima das outras pessoas só para ser a mais bonita ou a mais popular.
Se for feita uma pesquisa a fundo temos inumeras opções para mudar este conceito dos livros clássicos, e que garanto que vão ser lidos, não somente pegando resumos da internet.( Nada generalizado, estou vendo no contexto geral.)

Bom, então acho que é isso. rsrsrs.

Beijos
Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário